quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

AS MISTERIOSAS SOCIEDADES SECRETAS DO SEXO



Esqueça os famosos Illuminatis, ou outra qualquer sociedade secreta ligada a teorias conspiratórias; ou ainda as famosas sociedades secretas dedicadas ao crime, como as mafiosas cosanostra e a japonesa yakuza; o assunto de hoje é uma forma de sociedade secreta que teve seu apogeu no século XVIII, que muitos ainda desconhecem. Hoje falaremos das sociedades secretas dedicadas ao sexo; sociedades que tiveram como objetivo satisfazer os gostos sexuais de seus clientes.
No romance Juliette Society, da ex-atriz pornô Sasha Grey, é descrita na sinopse a existência de uma sociedade secreta dedicada ao sexo, nesses termos:
Se eu te contasse que existe um clube secreto, cujos membros pertencem à classe mais poderosa da sociedade – banqueiros, milionários, magnatas da mídia, CEO’s, advogados, autoridades, traficantes de armas, militares condecorados, políticos, oficiais do governo e até mesmo o alto clero da Igreja Católica –, você acreditaria?
Este clube se reúne sem regularidade, em um local secreto. Às vezes em locais distantes e às vezes escondidos. Mas jamais duas vezes no mesmo lugar. Normalmente, nem mesmo duas vezes no mesmo fuso horário. Então, essas pessoas, os Executivos, usam os encontros como uma válvula de escape do cansativo e estressante negócio de estragar ainda mais o mundo e criar novas maneiras sádicas e diabólicas de torturar, escravizar e empobrecer a população. E o que eles fazem em seu tempo livre, quando querem relaxar? Deveria ser óbvio. Eles fazem sexo”.


Sasha Grey

Sade visto pelo séc.XIX
Embora o livro de Sasha fale bem pouco sobre a tal sociedade, seu título nos remete a outro escritor, ao pervertido Marquês de Sade, que Grey certamente conhece, e que, com total certeza, foi uma grande fonte de inspiração para seu livro, pois Juliette é também nome de uma das personagens de Sade que, ao fazer parte de uma sociedade secreta chamada Sociedade dos Amigos do Crime, participa de grandes orgias sexuais, e que o maior prazer de seus membros é o assassinato em grande escala.

Cena do Filme De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick, em que Há uma 
Misteriosa Sociedade, em que seus Membros se Dedicam a Requintadas orgias Sexuais  
Sade foi um escritor que muito antes de Dan Brown, levou para seus livros histórias envolvendo sociedades secretas que, diferente das misteriosas sociedades dos livros de Brown, como do livro código da Vinci, que se dedicavam a guardar segredos religiosos milenares, as sociedades de que fala o Marquês se dedicava as formas mais terríveis de sexo, em que o supremo prazer sexual consistia no sofrimento e morte do parceiro.




Cenas das Orgias Sadianas
Sade diferentemente de Dan Brown conhecia muito bem sobre o que escrevia, e é bem possível que até fizesse parte de algumas destas sociedades tão comuns no seu tempo; uma destas ele citou com bastante propriedade, a Ordre de Cythere.
AS ORÍGENS
Como relato em meu livro Sexo, Perversões e Assassinatos, as primeiras sociedades secretas dedicadas ao sexo, se dedicavam a formas de magia sexual que eram ensinadas e praticadas em absoluto sigilo, já que representavam resquícios de uma cultura pagã que, diferentemente da cristã, divinizavam o sexo, e que, por isso mesmo, eram perseguidas pela igreja por seu paganismo. Porém, ao lado destas que praticavam magia sexual, havia aquelas que se dedicavam somente ao sexo, em que nobres senhores se reuniam e praticavam todas as formas de sexo, longe de suas esposas. Assim havia as Ordre de Cythère, Société du Moment, Ordre Hermaphrodite, e muitas outras.   Havendo nessas reuniões o culto ao proibido, em que o prazer sexual não teria nenhum limite.
O auge de tais sociedades se deu durante o século XVIII. Sustenta-se que durante a segunda metade deste século havia, somente na França, mais de cem destas sociedades. Sociedades que tiveram como modelo outra sociedade secreta, a famosa Franco-Maçonaria. Porém, diferentemente desta, envolta em cultos místicos, estas sociedades se dedicavam apenas ao culto do prazer. E assim, inspiradas por aquela, tais sociedades obedeciam a um código de conduta, que embora fosse menos rígido que o da Maçonaria, exigia de seus membros discrição e segredo. Deste modo, havia juramentos e ritos de iniciação, regras a serem seguidas e a perfeita comunhão com outros membros. Tudo o que pudesse lhes dar segurança.



Por isso, era comum que os membros de tais sociedades usassem de códigos para se comunicarem entre si. Algumas sociedades famosas desse tempo, como a Ordre de la Félicité e a Ordre Hermaphrodite, ou, em bom português, Ordem da Felicidade e a Ordem Hermafrodita, respectivamente, usavam termos da marinha quando se referiam ao objeto de seus cultos; chamavam, por exemplo, de “Escola de Marinha” a bordéis, “Fragata” a mulheres, “Navio” a homens, “Mar” ao amor, etc. Quanto ao objetivo de suas existências, havia interpretações diferentes, pois algumas se dedicavam a cultuar os prazeres da vida, com reuniões regradas a boas bebidas e refinadas comidas, e também à leitura de livros proibidos, pornográficos, em  eram ilustradas com  a participação de prostitutas, enquanto outras se dedicavam apenas ao que eles chamavam de “Santas Orgias”, em que o sexo grupal com prostitutas era a atração principal.
O CLUB DO FOGO DO INFERNO
Contudo, estas sociedades não se limitavam apenas à França, havia também muitas em outros países, como na Inglaterra. Neste país, em meio a tantas sociedades secretas, como a Sociedade para a Supressão da Virtude e a Sociedade para Promoção do Vício, uma tornou-se famosa, o Hell’s Fire Club, o Clube do Fogo do Inferno, uma sociedade liderada por um excêntrico e importante aristocrata inglês, membro do parlamento, Sir Francis Dashwood. Seus integrantes, entre nobres e importantes políticos, reuniam-se semanalmente para orgias sexuais sob uma igreja, exatamente a cem metros abaixo desta, que o próprio Dashwood mandou construir. Era uma igreja dedicada a São Lourenço, o santo católico padroeiro das prostitutas, que fora construída na cidade de West Wycombe, a aproximadamente 55 quilômetros de Londres, em que seus membros se trajavam de monges, enquanto prostitutas contratadas vestiam-se de freiras.


O Excêntrico Francis Dashwood 
O lugar era composto de um complexo conjunto de túneis e câmaras que outrora fora uma mina, construída pelo próprio Sir Francis Dashwood para dar trabalho aos moradores locais que haviam tido uma péssima colheita, mas que com o tempo havia se transformado no mais secreto covil. Seus túneis eram verdadeiros labirintos. Estes conduziam a câmaras secretas. Havia também um rio subterrâneo a separar o resto do lugar da câmara principal, um lugar que, pelo o que se crê, era dedicado a grandes orgias sexuais e rituais secretos. Havia também um barqueiro que fazia a travessia de membros do clube para tal lugar, como um Caronte, o barqueiro dos mortos dos mitos antigos gregos, vestido com uma longa túnica negra com capuz sobre o rosto, que conduzia as almas dos mortos para sua nova morada.


Vista da Abadia que Escondia o Hell Fire Club 
O lugar também era enfeitado com ilustrações sexuais que parodiavam eventos religiosos cristãos. E ao crer nos relatos da época, havia também paródias de missas cristãs que eram seguidas por grandiosas orgias, em que belas mulheres nuas serviam de altar para tais ritos.


Um dos Inúmeros Corredores do Hell Fire Club
Mas é bem possível que tudo não tenha passado de um mal entendido, pois, como hoje, para o populacho, tudo que fuja do Cristianismo toma forma de Satanismo. Assim, é possível que Dashwood apenas misturasse a suas orgias símbolos religiosos pagãos, como os ritos ao deus Baco, que deu origem ao termo bacanal; se de forma séria ou apenas como motivo de diversão, não sabemos ao certo. Mas com o tempo relatos sobre o Hell’s Fire Club, também chamado de “mosteiro de Medmenham” por seus frequentadores, tornaram-se cada vez mais populares, o que obrigou que, em 1774, o clube fosse desativado e que, por sua vez, todos os documentos relativos a ele fossem queimados.


Uma das Câmaras do Club do Fogo do Inferno

SOCIEDADES SECRETAS DEDICADAS AO SEXO E A INTERNET
E pense bem: se tais sociedades tinham como objetivo a fuga e o deboche das ideias de uma moral rígida e hipócrita que obrigava seus integrantes a comportamentos sexuais que não lhes agradavam, limitando seus gostos a uma incipiente vida sexual, que muitas vezes castigavam com detenções, e mesmo com a morte, comportamentos sexuais que, para a época, eram considerados desviantes, mas que hoje não chegariam nem perto do que se pode encontrar em sites pornôs da internet, ou o que se pode comprar em inofensivos sex shops, imagine então o que motivaria sociedades sexuais secretas hoje, em que se tem a total liberdade para se cultivar os mais estranhos desejos sexuais. Teria que ser algo extremamente transgressor, não é mesmo?
Pense agora nas possibilidades do mundo moderno, com seus poderosíssimos meios de comunicação e de informação, em que se pode diminuir consideravelmente as distâncias entre os homens apenas com um clique, o quanto não ganhariam tais sociedades com o poder e discrição de tais meios.  
E sendo a transgressão um elemento fundamental ao sexo, que tenderia mesmo a unir, em alguns casos, sexo e crimes, não admira que a internet hoje seja um importante meio de agrupar pedófilos e outros criminosos, unindo adeptos em grupos, seja por meio de sites, sociedades, clubes ou o nome que você queira dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário